Cloud Computing, Comunidade, MVP, PyraCloud

Cloud, Já migrei e agora?


Olá Pessoal, tudo bem?

image

Essa imagem acima é um exemplo de capa introdutória de algumas das palestras que já fiz. Essa semana, no dia 20/6 fiz um evento na SoftwareONE que foi muito bacana, me deparei com um assunto que há 5 anos não imaginava que faria/falaria. Como coloquei nos slides que apresentei, eu faço evento sobre adoção/evangelização de Cloud desde 2010, já rodei o Brasil com um ou no máximo dois PPTzinhos embaixo do braço com alguns títulos:

“Office 365, O que é?

“Plataforma de Cloud Microsoft?”

“Microsoft – a Evolução para Devices e Serviços”

“Vá para as nuvens com Office 365”

Já fiz apresentações em conjunto com diversos parceiros de soluções, com Microsoft, com meus colegas MVP’s e o discurso sempre foi levar o motivo do investimento em tempo e/ou dinheiro em Cloud das organizações que usavam datacenter tradicional.

É muito interessante pensar que em 4-5 anos mudou tanto, conseguimos evangelizar tantas pessoas e ao mesmo tempo, começo a pensar que eu falei muitas vezes que era estratégico ir, as vezes até como tecnicamente ir, mas nem sempre pensei que os próprios fabricantes estava ainda amadurecendo em como apoiar os clientes nessa decisão. Que muitas vezes pensamos muito mais no modelo de licenciamento e na box, do que simplesmente focamos no consumo ou perfil de uso de cada empresa. Isso porque simplesmente os fabricantes ainda estavam na transição de Onpremises para Cloud, também.

E o mais interessante disso tudo é pensar que hoje o título dá palestra mudou, mas o assunto Cloud ainda está muito longe de terminar. Temos uma excelente oportunidade nas mãos, não necessariamente falar o que é Cloud, mas de forma consultiva olhar para os clientes que já compraram, agora com diferente abordagem ou ações, agora é hora de ajudar nos desafios de controle de billing, otimização do cenário que subiu no datacenter ou até mesmo equalizar os perfis de usuários que não usam a “Mc Oferta”, eu sempre usei analogia de compra no Mc Donalds e hoje acredito mais que comprar somente a “batata frita” pode ser a melhor opção, muito melhor que o ‘combo’, pois pode parecer mais barato, mas se você não usar aquele investimento não saiu tão barato assim.

Assunto muito nostálgico e estranho para o blog hein? hehehhe Essa postagem não foi para falar de fabricante em especifico ou sobre soluções Cloud, mas sim uma mensagem um pouco diferente de como mudamos as nossas preocupações diante dos desafios que são lançados ao longo do tempo. Após migrar para Cloud, recebemos algumas atividades não imaginadas antes e é necessário estarmos super antenados com elas para suportar e se posicionar bem no mercado de TI, seja você profissional ou uma empresa de consultoria.

Outra coisa que falei na palestra é um pouco como os parceiros de soluções estão se preparando para atender essas novas perguntas e como o PyraCloud está sendo um carro chefe em todos os assuntos que vinculamos a SoftwareONE ultimamente.

Bom, quem perdeu o webinar, segue gravação e se quiser deixar seu comentário sobre o assunto, fique a vontade:

Abraços,

Sara Barbosa

2 thoughts on “Cloud, Já migrei e agora?”

  1. Acho importante mostrar aos clientes que a nuvem não é algo novo e já tem sido usado mas que também evoluiu bastante nos últimos tempos.
    A ferramenta PyraCloud também me pareceu bem interessante para os clientes conseguirem escolher e gerenciar melhor as soluções.
    Parabéns pelo webinar!

Leave a comment