Aeh!
Não poderia deixar de falar sobre a nova turma no projeto Inclusão Digital 2009/02, o curso começou no dia 12/09/2009 e começou bem diferente do semestre passado e na minha opinião está bem melhor.
Pontos importantes que fizeram essa melhora acontecer:
- Turma de 19 alunos (Número bom)
- Todos são professores formados (Uouu!)
- Interesse em aprender é maior
O conteúdo continua sendo o mesmo: Introdução ao Windows, Word, Excel, Internet. O tempo do curso é muito curto, são apenas 40h. Eu sempre tento apresentar nas aulas o que realmente é usado no dia-a-dia, sem muita enrolação, porque infelizmente com esse pequeno período de curso é melhor focar em algo que será útil. Nenhum do conteúdos acima pode ser totalmente explorado e ensinado em 40h, cada um dos assuntos toma muito tempo, pois existe muitos detalhes.
Para não perder o interesse dos alunos, no começo do curso sempre é feito um levantamento do nivel do conhecimento e qual é o objetivo dos alunos diante das aulas, sendo assim fica mais fácil elaborar o conteudo sem fugir do objetivo traçado para o curso, conto com mais 4 monitores (Murilo, Elias, Thyago e Edivan) para ajudar com todas as dúvidas e fazer com que aula renda mais.
O mais interessante dessa nova turma (São 18 mulheres e 1 homem) é a vontade de aprender e usar o que aprendeu, sem importar com as dificuldades que possam encontrar. É muito gratificante ver os olhos de ‘senhoras’ que possui idade da sua avó/mãe/tia brilhando no momento que estou explicado algo. Sempre digo, essa experiência de ‘ensinar’ é algo que não tem preço, eu aprendo ensinando. Quer coisa melhor?
O SENAC está de parabéns pela iniciativa de fazer acontecer a inclusão digital de crianças, adolescentes e adultos, a estrutura (sala, PCs, material) fornecida pelo CEP também é extremamente importante. Espero que o projeto ainda continue crescendo e que a ideia chegue em outras instituições.
Fotos do ambiente, alunos e alguns monitores.
Foto foi tirada no dia que alguns alunos faltaram aula, sabe como é véspera de feriado.
É isso, Até a próxima!
Sara