Olá, pessoas!

Vamos voltar ao que interessa: Microsoft Online Services.
Nesse post dando sequência ao passado, onde criamos uma conta trial para testes do BPOS. Vou mostrar como é fácil a criar e administrar usuários no serviço.

Primeira vez que é feito o login na central administrativa, é solicitado algumas tarefas, a central já deixa explicito que para garantir os serviços 5 tarefas deve ser feitas, veja na figura: “Tarefas que preciso executar”:

CEntralAdm

Nesse caso vou pular duas delas (vou abortar nos próximos posts) e ir para a criação de usuários, que para mim é essencial, até mesmo deixar de usar o admin da central, criar como se fosse um backup dele e conceder as permissões de admin.
Para criar esse novo usuário, clique em adicionar usuário:

image

Preencha os dados do novo usuário e clique em próxima:

image

Nessa parte você vai definir se seu usuário deve ter permissões de administrador da central de administração, a senha temporária que foi gerada, se você deseja habilitar a conta do usuário para os serviços que você contratou e onde esse usuário está localizado.
No meu caso, selecionei “Sim” na permissão de administrador e selecionei “Sim” para habilitar a conta do usuário, depois disso é só clicar em próxima:

image

Nota: Você defnir o usuário como administrador na central, não quer dizer que no site do SharePoint ele terá automaticamente perfil de controle total, as permissões da central são independentes dos serviços.

Próxima etapa, você tem acesso a data da compra, serviços que o usuário terá disponível, número de licenças disponíveis no seu pacote, meu caso tem 20 licenças, pois estou usando a versão trial. Também consegue visualizar a quantidade de espaço destinado a caixa de correio, como são 20 licenças para caixa de correio, você tem 20 Licenças x 25 GB = Total: 500 GB de espaço. Você define nessa etapa entre 256 MB a 25GB qual o tamanho da MailBox do usuário que você está criando. Escolha o tamanho e clique em concluir:

image

Última etapa, defina o e-mail para onde o usuário vai receber seu user e password para o primeiro acesso, digite o endereço de e-mail clique em enviar e depois em concluir:

image

Pronto. Seu novo usuário vai receber um e-mail com as orientações, basta seguir, trocar a senha e começar a usar os serviços que contratou e ativou.

Para administrar e gerenciar esse usuário, depois de criado, você será direcionado a lista de usuários habilitados, note que o campo ações está com várias opções desabilitadas:

image

Selecione o usuário, veja que no campo “Ações, você tem opção de editar informações do usuário, redefinir senha, excluir usuário:

image

Editar propriedades:
Você pode alterar endereço, departamento, sobrenome, nome, alterar permissão, desabilitar conta, definir alias de e-mail caso tenha outros dominios ou tenha motificado o user do endereço de e-mail, etc.

Redefinir senha:
Você altera a senha atual do usuário e envia para o endereço de e-mail que ele terá acesso a trocar a senha padrão por uma de sua preferência.

Nota: Para evitar transtornos, oriente seu usuário a trocar a senha a cada 90 dias, pois é o tempo máximo que a senha dele será valida, caso ele não troque ela expira, e você terá que gerar uma nova senha. Se você orientar o usuário, você poupa o trabalho de fazer isso e ele consegue trocar sem que ela expire. Smiley piscando

Excluir usuário:
Para casos que é necessário tirar da sua base de usuário um em especifico, fique ligado no número de licenças que contratou e no seu contrato de 12 meses para não gerar cobranças fora do esperado.

Mais fácil que isso, só dois disso Smiley de boca aberta

Espero que tenham gostado,

Até o próximo.

Sara Barbosa