Pessoal,

Estou postando um caso que peguei no meu ambiente de homologação e em mais 2 servidores de SharePoint que foram instalados com o mesmo instalador. O ambiente foi feito com SharePoint Server 2010 + SP1 no mesmo instalador e depois instalei o CU Junho 2011. Após terminar as instalações, atualizações e validações, comecei a configurar os serviços, configurei Office Web Apps, Search e demais serviços, mas quando cheguei no User Profile tive uma pequena surpresa.

Configurei o service application, deixei funcionando o perfil do usuário, mas ao tentar acessar o manager do serviço tinha sempre a mensagem de erro abaixo:

image

Excluído, Reciclado, Reinciado IIS e serviços e mesmo assim não funcionou o manager acima sempre tinha erro ao acessar. Os logs sempre eram os mesmos que estão nesse post. Como não consegui resolver, achei alguns fóruns que a solução seria instalar um CU mais atualizado e que alguns KB já tinham resolvido alguns problemas parecidos.

És que então fiz o seguinte procedimento na sequência:

Fiz o download do KB de Dezembro 2011 – KB 2597014 (+ de 1 GB Smiley surpreso)

Lembrando qualquer alteração em ambiente de produção, deve ser muito, muito bem pensado e medidas de backup, roll back deve ser planejadas.

Parei o de User Profile e Sincronização de Perfis:

image

Instalei o KB:

image

image

Terminada instalação, em algumas máquinas já foi preciso reiniciar para concluir a instalação em outras não. Caso não tenha solicitado restart, abra o Wizard o SharePoint e rode o mesmo. Quando estiver na etapa 9, vai ocorrer uma falha. Então reinicie a máquina, e rode o Wizard novamente até que ele complete a operação com sucesso:

image

Depois eu exclui o service application, exclui todas as pools relacionadas as serviço, exclui o WebApplication. Reiniciei o IIS.

Como se tivesse configurando pela primeira vez, fiz o processo de criar um service application do zero seguindo as boas práticas e ao final tive êxito para acessar o manager do serviço e trabalhar normalmente na farm.

image

Bom era essa experiência que gostaria de repassar. Estou simulando a instalação sem o SP1 para ver se o erro acontece ou isolar o instalador que usei nas instalações.

Abraços,

Sara Barbosa