Olá pessoal.

Voltando aos posts da visão geral do portal do Office 365, vou mostrar um processo fácil que mudou bastante em relação ao BPOS e ficou bem mais produtivo inclusive. Vamos lá!

Experiência: Office 365 Trial – Plano E3.

Administrador dos serviços ao logar no portal através da url: http://portal.microsoftonline.com/ terá acesso a diversas tarefas, nesse post vou mostrar como adicionar um usuário e já manipular permissões [opção nova]. No BPOS você adicionava o usuário e escolhia se ele era Administrador ou usuário comum e só. No Office 365 você já consegue definir qual grupo esse usuário pertence, já herdando uma permissão e delegando o que ele poderá executar e decisões que poderá tomar.

No Portal > Acesse Gerenciamento > Usuários:

image

Clique em Novo > Usuário:

image

Adicione os dados do novo usuário como nome, sobrenome e nome de usuário:

image

Obs.:Propriedades adicionais são dados não obrigatórios que você pode preencher para completar o perfil do usuário.

Nota: Caso o seu ambiente já tenha sido configurado com domínios personalizados por serviço (Lync, Exchange e SharePoin), você poderá nesse menu abaixo escolher para qual domínio (serviço) esse usuário utilizará. Exemplo da figura abaixo:

image

Agora você pode avançar.

Depois dos dados preenchidos, você pode escolher as permissões que citei acima. Esse usuário será administrador? Caso sim, marque sim.

image

Além de atribuir função de administrador, você delega para qual ‘grupo’:

image

Quais grupos existem hoje?

Administrador de cobrança: Tem acesso ao portal normalmente, negado acesso para gerenciamento de serviços, adicionar ususários, alteração de regras, senhas e demais opções. Nesse perfil é possível abrir chamados de suporte.

Administrador de gerenciamento de usuários: Próprio nome já diz, pode gerenciar os usuários, criar, editar, efetuar reset de senha e excluir, mas não consegue atribuir permissões de administrador ao usuário. Pode abrir chamados para o suporte

Administrador de senhas: Redefine senhas, gerencia solicitações de serviço e monitora a integridade do serviço. Os administradores de senha podem redefinir senhas apenas para usuários e outros administradores de senha.

Administrador de serviços: Essa função gerencia solicitações de serviço e monitora a integridade do serviço.

Adminisdtrador Global: Redefine senhas, monitora a integridade do serviço e gerencia contas de usuário, grupos de usuário e solicitações de serviço. Algumas limitações são aplicadas às permissões de um administrador de gerenciamento de usuários. Por exemplo, ele não pode excluir um administrador global ou criar outros administradores. Além disso, ele não pode redefinir senhas para administradores de cobrança, globais e de serviços.

Depois de escolhido, defina qual local (país) do usuário, essa definição replete instantaneamente na disponibilidade do serviço para o país escolhido, existe alguns locais ainda possuem limitação e restrição para os serviços, exemplo países que não abrange o suporte:

image

Depois que passar esse passo será necessário escolher as licenças dos serviços que serão atribuidas ao usuário em questão:

image

Para concluir a criação desse usuário diretamente do portal online, basta diritar o e-mail para onde será enviado os dados para o primeiro acesso:

image

O usuário receberá um e-mail com instruções para acesso ao portal e como fará para trocar a senha temporária:

Exemplo de e-mail que o usuário vai receber:

image

Por fim é isso, espero ajudar explicando um pouco como é simples adicionar novos usuários ao serviços online.

Revisão e fonte: http://onlinehelp.microsoft.com/pt-br/office365-enterprises/4697284e-c6ed-4c5a-a062-047ada7b1282

Até o próximo post.

Abraços,

Sara Barbosa