Pessoal,

Segue dica para criar uma experiência de acesso as bibliotecas do SharePoint como se fosse diretório local via Windows Explorer. É um pouco complicado para quem não tem ADFS, mas seguindo essas instruções é possível manter a mesma experiência para os usuários. Fiz um passo a passo que ando seguindo em alguns clientes nas últimas implementações, eu não gostava dessa solução, mas diante da procura dos clientes eu comecei a adotar em alguns projetos e repasses por conta da ‘facilidade’ de salvar um arquivo direto no SharePoint sem precisar usar o modo ‘upload’ do navegador. 2013 está chegando para melhorar isso definitivamente… Alegre Mas vamos falar do 2010 hoje.

Procedimentos serve para os seguintes Sistemas Operacionais:

Windows 7, XP SP3 e Windows 8

1º Passo:

Colocar nas configurações de segurança do Internet Explorer as seguintes urls abaixo em ‘Trusted Sites’ e ‘Local Intranet’:

image

https://*.sharepoint.com

https://*.microsoftonline.com

Se tiver Lync e Exchange, acrescentar também:

https://*.outlook.com e https://*.lync.com

2º Passo:

Importante em qualquer configuração das estações dos usuários, pois esse setup passa um token de segurança da crendecial usada.

image

Obter setup do Office 365 Setup e rodar na máquina,  adicione usuário e senha que vai usar os serviços Online e lembre se de marcar ‘manter-me conectado’. Reinicie a máquina ao ser solicitado.

3º Passo:

Em service.msc, procure WebClient, vá nas propriedades e altere para ‘automatic’ o tipo de inicialização, sendo assim vamos manter sempre habilitado o WebDav que é usado para essa conexão:

clip_image001[4]

4º Passo:

Criar o mapeamento do site SharePoint ou de bibiotecas específicas.

Em meu computador, clique com botão direto e escolha ‘map drive network’:

image

Depois siga os passos a abaixo:

image

image

image

Retire o ‘Forms/AllItems.aspx’:

image

image

image

Ao finalizar, seu diretório será aberto diretamente via Windows Explorer:

image

O atalho para esse diretório ficará fixo como todas as outras unidades de disco ou mapeadas que você possuir na máquina.

image

6º Passo (se necessário):

Troubleshooting, caso o mapeamento pare de funcionar quando você desliga e liga a máquina novamente. Fator comum para ambientes que não tem ‘sign in on’.

Ao ligar ou reiniciar a máquina se o mapeamento ficar inacessível, ou apresentar alguma mensagem de erro, como essa de exemplo:

image

Abra o SharePoint no Internet explorer, se for solicitado inserir usuário e senha novamente lembre-se de marcar ‘manter me conectado’, vá até a biblioteca que foi mapeada e na aba bilbioteca da ribbon (menu superior), clique em abrir com Windows Explorer:

image

Sendo assim todos os mapeamentos do SharePoint para esse usuário serão restaurados.

Tem um vídeo bacana explicando esse processo também: http://aka.ms/n5dazn

Espero que ajude o pessoal como me ajudou.

Abraços,

Sara Barbosa