BPOS to Office 365


image

Olá pessoas,

Ainda não temos o Office 365 disponível no Brasil, mas isso não quer dizer que vamos ficar de braços cruzados esperando a disponibilização dos serviços e só depois correr atrás e estudar sobre as mudanças, quais planos serão elegíveis, principalmente para quem já tem assinatura do BPOS.

Pensando nisso a Microsoft já está liberando documentação orientando os administradores dos serviços BPOS. Criei uma pasta no meu skydrive e vou fazendo o upload dos documentos e vou citar o modelo de planejamento que pode auxiliar todas as empresas que já possuem o BPOS a começar a organizar a casa, passo a passo que a própria Microsoft também sugere para preparação da transição do BPOS para o Office 365.

A primeira pergunta que você, como administrador precisa fazer é:

“Minha empresa está preparada para o Office 365?”

Guia de Transição, esse guia serve para análise do escopo de cada empresa e para decisão de quando será efetivado a transição, assim como conhecer um pouco mais sobre as novas versões da suíte. Depois de ler o documento você já poderá decidir:

‘”Estamos preparados?” Resp: Sim, então vamos para o próximo passo;

Examinar os requisitos, nesse link é possível verificar quais itens você deve seguir para deixar seus PCs preparados para utilizar toda a suite de serviços ou até apenas o serviço que você contratou.

Resumo de requisitos já citados em muitas apresentações:

  • O Outlook 2003/Office 2003 não é compatível
  • O Internet Explorer 6 não é compatível
  • O Office Communicator 2007 R2 não é compatível
  • O Office 365 Desktop Setup é necessário (substitui o Microsoft Online Services Connector)

‘”Estamos preparados?” Resp: Sim, então vamos para o próximo passo;

Políticas de senhas, planejar uma transição como essa, principalmente que poderá ter impacto aos usuários finais é interessante que você observe quais serão as orientações sobre senhas e suas regras, sendo assim você pode orientar a todos e gerar o mínimo de dores de cabeça pós transição.

‘”Estamos preparados?” Resp: Sim, então vamos para o próximo passo;

Lista de verificação para transição, nessa lista já estamos passando para os últimos detalhes da transição. Podendo agora o administrador conhecer os planos e fazer o checklist final.

Aproveitando foi publicado no documento citado uma tabela resumo, com a comparação dos planos do BPOS com os planos do Office 365, dados que podem ser encontrados também no portal Office 365:

image

Seguindo esses passos e estudando as referências, quando o serviço estiver disponível tudo ficará mais facíl de planejar. Na minha opnião transição de nuvem para nuvem não causará grandes impactos, creio que esses impactos poderiam ser maiores quando ainda estavamos com o ambiente local e migramos, agora o que deve observar é uma transição de versão. Dúvidas e solicitações de suporte nesse link.

Espero poder compartilhar mais experiências com todos e que vocês possam fazer o mesmo.

Abraços,

Sara Barbosa

10 thoughts on “BPOS to Office 365

  1. Boa tarde, temos uma pequena empresa com 20 usuários atualmente, nossa necessidade é servidor de e-mail e o office via navegador, pergunto:
    A solução é possível sem eu ter cópias do office na empresa? Utlizamos na maioria dos pc o Open Office, claro que o Office da Microsoft é o ideal e temos 3 cópias para utilizar quando necessário.
    Previsão de lançamento no Brasil do produto?
    Atenciosamente: Edson Girelli

    1. Olá Edson.
      Tudo bem?
      Vou responder os questionamentos que você fez:
      Boa tarde, temos uma pequena empresa com 20 usuários atualmente, nossa necessidade é servidor de e-mail e o office via navegador, pergunto:
      A solução é possível sem eu ter cópias do office na empresa?
      O Office Professional Plus (lembrando versão completa do Office) será comercializado por assinatura ou seja por usuário. Você terá opção de adquirir através de dois planos
      Plano E3 que terá toda a suite do Office 365 (Exchange, SharePoint, Office Professional Plus, Office Web Apps e Lync).
      Plano E4 que tem tudo que o plano E3 tem e + Enterprise voice (esse não chega no brasil por enquanto)
      Assinatura é por usuário e o mesmo usuário pode instalar o office em até 5 máquinas. Validação do Office é feita por autenticação a cada 30 dias. Ou seja a conta do usuário precisa estar ativa para continuar sendo genuino o software. Caso a pessoa não valide em 30 dias o software expira em 60 dias e não será possivel usar os recursos de edição mais.

      Utlizamos na maioria dos pc o Open Office, claro que o Office da Microsoft é o ideal e temos 3 cópias para utilizar quando necessário.
      Pensando nesse número creio que office por assinatura é ideal para vocês afinal vocês compram a quantidade por usuário que usa e não perde dinheiro, caso o usuário nao vá usar mais desinstala e cancela a conta dele. (mas esse cancela tem que ser bem feito pois existe um contrato.)

      Previsão de lançamento no Brasil do produto?
      Ainda esse mês já será liberado para todos. Mas acredito que o efeito de contratação e transição deve ocorrer em grande escala no inicio do ano que vem.

      Espero ter ajudado, precisando de algo mais pode ficar a vontade em perguntar.

  2. Olá Sara, boa noite.
    Venho acompanhando sempre seu blog pois na empresa ao qual trabalho utilizamos do serviço BPOS para mensageria, mas uma coisa está me preocupando a transição do BPOS para o Office 354.
    temos hoje cerca de 600 contas no BPOS, e li que a migração será tranquila pois já utilizamos o serviço na nuvem. mas o que me preocupa é a configuração que tem que ser feita nas estações, pois pelo que vi teremos que reconfigurar o outlook de todos. E mais ainda todos os usuários tem um volume considerado de emails então, apos realizar a configuraçao de todos fico imaginando todos baixando, atualizando o OST ao mesmo tempo, vai ser um caos.
    Minha solução que não sei se funcionará é, todo baixarem as mensagens para PST local na estação, e ficar somente no servidor as ultimas mensagens.

  3. Boa tarde Sara, tudo bom? Depois da atualização para Office 365 aquele aplicativo de login do Microsoft Online Service fica desnecessário?

      1. Aproveitando o embalo… Depois da migração algumas estações com Outlook 2007 estão pedindo senha direto pra conectar. Mesmo marcando a caixa de diálogo pra relembrar a senha, ele volta a pedir. Isso é normal, tem solução?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s