Olá Pessoal,

Office 365 está em constante evolução, mudanças e novidades para melhor estão sendo lançadas a cada 3 meses e algumas novidades envolve liberação na administração ou personalização da área de trabalho do usuário. Umas das opções que agora é possível personalizar são os links OneDrive, Sites, Yammer. Link hoje que é padrão para empresas que tem Office 365 com SharePoint Online embutido no plano:

image

Já fui questionada por algumas empresas que querem lançar o uso do SharePoint, mas quer ocultar alguns links ou centralizar esses links via Intranet sem ‘bloquear’ as funcionalidades. Na Central de Administração do SharePoint Online, você pode ocultar/exibir esses links da barra de navegação global do perfil dos usuários.

Acesse a Central de Administração do SharePoint Online (lembrando que é necessário ser administrador global do Office 365), geralmente a central de administração tem um link dessa forma:

https://swobrasil-admin.sharepoint.com/ ‘swobrasil’ é o nome da minha organização (nome do tenant office 365)

Na central de administração, vá em configurações link do menu lateral esquerdo:

image

Com a opção de configuração clicada, basta escolher o que seja ocultar ou mostrar nos atalhos da “Experiência de usuário da barra de navegação superior”:

image

Após configurar, salve a página e confira as alterações da barra de navegação (menu do meu Office 365, aparece tarefas, pois tenho Project Online provisionado, Tenants que não tem, vai aparecer só os links escolhidos).

image

Legal poder ocultar né? Espero que as próximas melhorias seja opção para bloquear por audiência e selecionar o grupo/usuario que desejamos bloquear a exibição desses atalhos, por enquanto não tem como.

Espero que seja útil a dica.

Abraços,

Sara Barbosa