Olá pessoal,

Vocês conhecem a ferramenta SPDocKit?

Estou começando a utilizar a ferramenta, ainda estou aprendendo mas já tenho alguns pontos bacanas para compartilhar com vocês e devo fazer alguns outros post mostrando como estou usando a ferramenta principalmente para administrar Office 365. SPDocKit é uma ferramenta paga e totalmente direcionada para administradores de SharePoint, não importa se é ambiente online ou SharePoint Server. A ferramenta foi criada para gerenciar ambiente onpremises, principalmente para consultores que administram mais de uma farm, mas já ganhando boas funções visando o SharePoint Online.

image

Em resumo o que a SPDocKit está auxiliando minhas atividades diárias:

  • SharePoint Server:
    • Documentação dos servidores da farm;
    • Validação das configurações existentes, se você tem ambiente de Prod, QA, Test e deseja comparar se as configurações estão identicas;
    • Validar as configurações vs Best Practices da Microsoft;
    • Troubleshooting considerando problemas, erros ou performance dos servidores da farm;
  • SharePoint Online – ainda tem poucas opções, mas gerenciar permissões já me deixa feliz:
    • Lista todos as soluções, exemplo .wsp em sites do Tenant;
    • Gerenciar permissões de todos os sites criados no Tenant: Mysites O4B, Site Collection criado via Teams ou Groups e ou Site Collection criados via Central de Admin do SharePoint.
      • Sem permissão Global no O365 hoje por exemplo não temos muito controle de quantos sites via O365 Groups ou Teams está criado ou até mesmo consolidar quem são os Owners e membros do site. A central de Admin do SharePoint ainda está em Preview e estamos com informações limitadas ainda para gerenciar sites de Groups.

Essa parte do gerenciamento das permissões do modulo SharePoint Online está ajudando bastante, principalmente porque na console do SharePoint Admin ainda não temos todo o controle sobre sites vindo de MS Teams ou Groups via interface (estranho, mas é verdade), algumas coisas conseguirmos via PowerShell outras o SPDockit está facilitando mapeando todos em geral quem são os membros, adminstradores, criar, editar, remover sites e permissões em Groups ou Teams.

Veja como é simples conectar nos sites do Tenant via SPDocKit, principalmente os Sites criados via Groups ou Teams:

P.s: Se você tiver Multi factor Authenticator habilitado na sua conta de admin usando App que gera token, você precisa usar a senha que foi gerada no setup do App.

Como MVP tenho acesso a licença dessa ferramenta para testes, estou usando a licença para consultor (existe 3 categorias de licenças:https://www.spdockit.com/orders/) e devo mostrar um pouco mais sobre o que consigo fazer nos proximos posts.

Ponto negativo no momento é que para usar o SPDocKit é necessário ser Administrador Global no Office 365, não adianta ser apenas SPO Admin.

Algum de vocês já usa? Tem feedbacks?

Abraços,

Sara Barbosa