Olá Pessoas,

DuvidasQuando estamos pensando em implementar ou implementando o SharePoint Online, uma das primeiras coisas que queremos deixar pronto é a url de acesso aos portais do SharePoint. Para tirar algumas dúvidas sobre esse assunto resolvi fazer esse post.

Quando você contrata um plano Enterprise que oferece SharePoint Online na versão 2010, seja o E1, E2, E3 ou E4 por padrão você já tem 4 url.

Nota: Plano P1 só existe ‘duas’ urls, site público que pode ser alterado e site interno que não pode ser alterado.

3 URLs com nomes de DNS já definidos automaticamente pelo SharePoint Online, baseados no nome do domínio selecionado ao criar a conta do Office 365. E esse nome de domínio do SPO não pode ser mudado.

1 . <Dominio da Organização>.sharepoint.com (Sites de contéudo)

2.  <Dominio da Organização>-my.sharepoint.com (User Profile)

3.  <Dominio da Organização>-admin.sharepoint.com (Central de Admin)

Ex: learning365.sharepoint.com, learning365-my.sharepoint.com, learning365-admin.sharepoint.com

Nota: Na versão 2013 ainda teremos a url do serviço de Search Alegre

1 URL opcional para site público, ou seja você pode usar a url disponbilizada pelo SharePoint:

4 .  <Dominio da Organização>-web.sharepoint.com

Ex: learning365-web.sharepoint.com para o site da web ou planejar a compra e o registro de um domínio para internet. Depois é só configurar no seu site público. Fizemos isso no caso do portal Learning 365, o portal usa um site público e foi criado o cname para apontar para www.learning365.com.br que é acessado por todos.

Essas dúvidas se posso ou não alterar também a url interna é bem comum quando existe planejamento para implementar o SharePoint Online e a resposta é não, pois não existe mapeamento alternativo ou acesso ao IIS disponível para configuração na versão 2010 do Office 365,  a nível de configuração do SharePoint Online ‘ainda não é possível’.

Para saber como alterar a url do site público, existe algumas boas referências sobre o assunto na web já:

http://fernandoandreazi.com/2011/08/07/utilizando-o-mesmo-domnio-para-exchange-lync-e-sharepoint-online/

http://davidferreirams.com/2012/05/23/267/

Ou um vídeocast do Andreazi que mostra a configuração de domínios do Office 365 e a criação dos registros: http://technet.microsoft.com/pt-br/cloud/hh568834

Então espero que o post possa ter esclarecido e ajudar nas fases de planejamento do SharePoint Online, dúvidas e feedbacks entre em contato.

Abraços,

Sara Barbosa