Criando Site Público – SharePoint Online – Parte I


update 10/3/17: infelizmente a Microsoft descontinuou essa opção na versão 2013

Olá pessoas,

Pela experiência e procura nos últimos dias sobre os recursos do SharePoint Online, tem algo que quase não é divulgado e pode ser bem legal em alguns cenários dos nossos clientes, além de preencher a necessidade de ter uma intranet podemos oferecer aos clientes um site público onde ele pode disponibilizar e divulgar novidades, produtos e a ‘cara’ da empresa para usuários externos.

Vou mostrar nesse post como é possível criar o site público no Plano E3 do Office 365, no próximo post mostro como customizar e alguns detalhes obscuros.

Como administrador de serviços acesse o portal do Office 365 > em SharePoint Online clique em “Gerenciar”:

image

Logo você estará na central de administração do SharePoint, vá em “Gerenciar conjuntos de sites”:

image

Agora você terá visibilidade de todos os conjunto de sites que já estão criados por padrão, por padrão temos dois já criados no Plano E3, 1 para user profile e o outro para intranet. Não vem por padrão criado sites públicos no plano E3, em cada plano do SharePoint Online a organização tem direito a criar 1 conjunto de sites que será liberado o acesso anônimo ou seja não há necessidade de autenticação para os usuários visualizarem as informações do site público. Mas somente usuários autenticados podem editar e customizar o mesmo.

Para criar clique em “Novo” > Site Públio:

image

Você será destinado a preencher as informações para criação do site.

1º Preencha o título do seu site:

image

2º Escolha o domínio que será utilizado pelo site, lembrando que se você tiver configurado um domínio personalizado você terá opção de escolher usar o padrão que a Microsoft oferece ou usar o domínio personalizado que você já tem ou pensa em ter. Existe um post do Andreazi que mostra como efetivar a configuração do domínio.

image

3º e 4º Defina o idioma e o fuso horário:

image

5º Defina o Administrador do site, lembrando que o administrador terá o direito total sobre esse site collection e poderá editar, excluir e customizar as páginas públicas do seu site externo.

6º e 7º Defina a quantidade de espaço destinado ao site e a quantidade de recurso que ficará disponível para utilizar.

image

Clique em OK e em alguns minutos seu site estará criado e disponível para acesso externo.

image

No próximo post vou mostrar com é fácil customizar um site e lembrando no videocast abaixo você encontra esse passo a passo acima com bastante detalhes: http://technet.microsoft.com/pt-br/cloud/hh667290

Até breve,

Sara Barbosa

20 thoughts on “Criando Site Público – SharePoint Online – Parte I

  1. Gostei muito do post. Tenho uma dúvida: e se a minha empresa já tiver um site no domínio personalizado. Como faço para criar um novo site no sharepoint utilizando o mesmo endereço de meu site já publicado na internet?

    1. Olá Jucinaldo,

      Você cria o site publico e altera DNS para o domínio personalizado, mas primeiro é necessário criar o cname apontando para a o O365.
      Temos que analisar é como vamos transferir as infos do seu site atual para o SharePoint Online.
      Eu fiz algumas demos de como podemos customizar o site público basicamente sem código algum, segue alguns:
      http://www.learning365.com.br
      http://homologakeepit.sharepoint.com/Pages/
      http://sangaooffroad-web.sharepoint.com/Pages/
      Fora o restante de coisas que podemos trabalhar para customizar ainda mais.
      Abraços.

  2. Legal o post, legal o blog. Vou acompanhar a partir de hoje. Os assuntos me interessam bastante.

  3. Olá Sara, acompanho o blog há um tempo e estou com uma dúvida que acho q só você poderá me ajudar rs..

    Esse recurso do site público me parece ser interessante sim, mas com o foco para um site “pequeno”. Posso estar enganado, mas minha impressão é de que quando desenvolvo web sites no sharepoint on premise tenho muito mais recursos e possibilidades de customizações em relação a este site público que aparentemente facilita mais a vida do usuário mais leigo.

    Tentei criar um site para minha empresa, no 365, criando um sub-site: http://www.xpto.com.br/xpto, onde o domínio principal apontaria para o diretorio /xpto, assim este sub-site utiliza todos os recursos que desejo, porém tinha 2 problemas:

    1. Acesso anonimo para este sub-site. (resolvido com uma feature (http://www.douglasromao.com.br/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=12)).
    2. Ao acessar a URL via mobile, não encontrei uma forma de exibir o web site igual na versão desktop, como no on primese basta apenas alterar algumas coisas no web config.

    Dessa forma, tentamos criar o site na raiz (site público), desenvolvendo algumas web parts com XSLT, master page e page layout customizado e etc. Porém, creio que o site público nao suporta bem essas funcionalidades, pois encontramos algumas dificuldades como: site actions não exibe todas opções, não consigo inserir imagem dentro de web part de editor de conteúdo.

    Saberia me explicar essa diferença e o correto, no 365, é realmente utilizar esse site público para o meu caso?

    Muito obrigado!!

    1. Oi Douglas, vocÊ ainda está usando a versão 2010 né? Na versão 2013 tudo será mais fácil.
      Só não entendi as opções que você disse que não consegue inserir webparts ou q as opções de site action naõ está acessivel…
      veja o site da Haco, olha quanta customização de layout tem: http://www.haco.com.br/Pages/Home.aspx

      1. Olá Sara, tudo bem?! Obrigado pela resposta 🙂
        Muito legal o site que mandou, está muito bacana. Realmente estavamos com a versão 2010 quando fiz o comentário. Estavamos com esses problemas que lhe falei e atualizei para o 2013 mas não tinha resolvido a questão do Site Actions, inclusive com a master page nativa. Entramos até em contato com o suporte da MS com alguém remoto atuando e não resolvemos rsrs. Não sei se o problema estava com o 2010 no 365.. com site público, com master page, mas aparentemente agora está resolvido. A questão do Site Actions que relatei era que não aparecia para nenhum usuário independente das permissões as opções “Editar página”, “criar página”.. “Configurações do Site”, entre outras que sempre estão disponíveis nos projetos que fazemos no SP On Premises.

        Nesse site da Haco tem um formulário de contato bem bacana.. sabe se ele foi feito com a DataFormWebPart (igual tem na NewForm das listas). Os dados são salvos em uma lista?

        Estamos finalizando o site aqui da empresa e está no 365: https://gruposimbio-web.sharepoint.com/Paginas/default.aspx (pelo que entendi, o site com “-web” refere-se ao site público do 2010 e o com “-public” é o público do 2013, seria isso mesmo?)

        Até mais!

      2. O site de vcs está mtooooooooooooooooo bom. ;gostei mesmo.
        O forms lá é apenas uma conexão de um outro formulario feito.
        no 2013, temos um apps de contato agora, que grava os itens em lista sim. E tem a possibilidade de fazer programação e usar a webpart xlst.

  4. Olá Sara, tudo bem?!
    Eu novamente por aqui para te encher mais um pouco sobre o 365 rs..
    Antes de mais nada, graças à sua ajuda nos comentários acima, o nosso site está no ar: http://www.simbiox.com.br definitivamente 🙂

    Porém estou com outros problemas no 365 =\ com outro cliente.

    Você sabe me dizer, por gentileza, se é possível existir diversos sites públicos em uma mesma licença do 365, com um domínio diferente para cada um deles? Ou, eu desenvolver o projeto no site privado (onde é possível criar sub-sites nele) e apontar para cada um dos sub-sites o domínio desejado e dar acesso anonimo neste site por intermédio da feature Anonymous 365?

    Pois tenho o seguinte cenário:

    Grupo de empresas – http://www.grupo1.com.br
    Empresa 1 – http://www.empresa1.com.br
    Empresa 2 – http://www.empresa2.com.br
    Empresa 3 – http://www.empresa3.com.br

    E gostaria que no SharePoint ficasse dessa forma:

    Site Collection

    Raiz = Site do grupo
    —- master page, css, javascript, etc aqui.

    Sub-site 1 = Site da empresa 1
    — herda a mesma master page, porém existirá um css dentro deste sub-site para alterar as cores do layout.

    Sub-site 2 = Site da empresa 2
    — idem

    Sub-site 3 = site da empresa 3
    — idem

    Ou só é possível apontar um domínio para cada licença do 365, sendo necessário eu contratar 4 ambientes diferentes para meu cenário?

    Agradeço novamente pelo grande apoio,
    obrigado!

  5. Olá Sará tudo bom, muito bom seu artigo, posso tirar uma dúvida rápida contigo, é possível criar mais de um site público no Sharepoint Online?

  6. Muito bom seu artigo Sara, parabéns, gostaria de tirar uma dúvida contigo, é possível criar mais de um site público no Sharepoint Online do Office 365?

    1. olá Helder, não é possível criar outro site collection publico, apenas é possivel criar ‘subsites’ dentro do mesmo site collection publico. tipo:
      1 site collection url: empresa.com, posso criar um empresa.com/site2. Sempre ele herda a url do pai. Mas, site publico é 1 por tenant (portal office 365) 1 por cliente, para ter mais de 1, só criando varias assinaturas ou vendo se subsites ajuda.

  7. Olá Sara bom dia, pode me ajudar com uma dúvida?
    Eu tenho um site público, qual a desvantagem em usar um subsite nele?
    Outra coisa, eu não consigo achar a opção de criar um subsite no meu site público, estou usando a versão online 2013 – office 365.
    Obrigado.

      1. Boa Sara, não me atentei a versão! Muito obrigado. Mesmo assim não consegui criar 2 sites públicos na versão online.

    1. nao é possível criar dois conjunto de sites públicos. Agora criar Subsite, creio que pela web não funcione, mas via SharePoint Designer, se não me engano no 2013 dá para fazer.

  8. Oi, Sara, boa noite.
    Muito interessante o seu blog… surgiu uma dúvida: tenho um site no SharePoint 2013 que é utilizado para testes e criei um subsite nele, porém, preciso que somente o subsite seja acessível publicamente, tem como fazer isso? Como se faz?
    Desde já agradeço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s