update 10/3/17: infelizmente a Microsoft descontinuou essa opção na versão 2013

Olá pessoas,

Pela experiência e procura nos últimos dias sobre os recursos do SharePoint Online, tem algo que quase não é divulgado e pode ser bem legal em alguns cenários dos nossos clientes, além de preencher a necessidade de ter uma intranet podemos oferecer aos clientes um site público onde ele pode disponibilizar e divulgar novidades, produtos e a ‘cara’ da empresa para usuários externos.

Vou mostrar nesse post como é possível criar o site público no Plano E3 do Office 365, no próximo post mostro como customizar e alguns detalhes obscuros.

Como administrador de serviços acesse o portal do Office 365 > em SharePoint Online clique em “Gerenciar”:

image

Logo você estará na central de administração do SharePoint, vá em “Gerenciar conjuntos de sites”:

image

Agora você terá visibilidade de todos os conjunto de sites que já estão criados por padrão, por padrão temos dois já criados no Plano E3, 1 para user profile e o outro para intranet. Não vem por padrão criado sites públicos no plano E3, em cada plano do SharePoint Online a organização tem direito a criar 1 conjunto de sites que será liberado o acesso anônimo ou seja não há necessidade de autenticação para os usuários visualizarem as informações do site público. Mas somente usuários autenticados podem editar e customizar o mesmo.

Para criar clique em “Novo” > Site Públio:

image

Você será destinado a preencher as informações para criação do site.

1º Preencha o título do seu site:

image

2º Escolha o domínio que será utilizado pelo site, lembrando que se você tiver configurado um domínio personalizado você terá opção de escolher usar o padrão que a Microsoft oferece ou usar o domínio personalizado que você já tem ou pensa em ter. Existe um post do Andreazi que mostra como efetivar a configuração do domínio.

image

3º e 4º Defina o idioma e o fuso horário:

image

5º Defina o Administrador do site, lembrando que o administrador terá o direito total sobre esse site collection e poderá editar, excluir e customizar as páginas públicas do seu site externo.

6º e 7º Defina a quantidade de espaço destinado ao site e a quantidade de recurso que ficará disponível para utilizar.

image

Clique em OK e em alguns minutos seu site estará criado e disponível para acesso externo.

image

No próximo post vou mostrar com é fácil customizar um site e lembrando no videocast abaixo você encontra esse passo a passo acima com bastante detalhes: http://technet.microsoft.com/pt-br/cloud/hh667290

Até breve,

Sara Barbosa