update 10/3/17: infelizmente a Microsoft descontinuou essa opção na versão 2013

Pessoal,

Continuando o post sobre site público no plano E3 do Office 365, vamos customizar e rever alguns detalhes que é possível fazer no site que será direcionado para web.

Depois de cria o site na central de administração você pode trocar o domínio, selecionado o site público desejado no nosso caso só teremos 1 para selecionar, note que ao selecionar aparece recursos na ribbon disponíveis para seleção:

image

Clique em “Domínios do site”, como foi escrito no post anterior caso tenha um domínio personalizado configurado esse será listado em nova url, selecione a nova url e clique em OK. Nesse momento a url anterior será excluida e seu site apontará para a nova escolhida, certifique que tudo esteja configurado perfeitamente nos registros DNS.

image

Ao acessar o endereço que foi definido para o seu site, você já encontra algumas páginas padrões, exemplo:

image

Para editar clique em logon de membros e acesse a parte administrativa do site, como é uma estrutura SharePoint depois de logado você estará com essas opções disponíveis:

image

Selecione uma das páginas e clique em editar na ribbon, automaticamente você estará visualizando os recursos SharePoint Web Designer, as páginas públicas configuradas não dão direito a edição da masterpage via SharePoint Designer, mas você pode fazer um procedimento alternativo para conseguir isso. Vou postar em outro post, foco hoje é customizar nativamente.

As opções de edição das páginas públicas estão localizadas na ribbon, semelhante ao que conhecemos no ‘paint’, isso mesmo e com a mesma facilidade.

3 abas estão disponíveis:

Aba Designer, para escolher esquema de cores, temas, hierarquia das páginas, título, imagens no cabeçalho, possibilidade de editar o CSS e etc:

image

Aba inserir, é possível inserir imagens para usar no site (lembrando o espaço que você destinou para o site será usado para armazenar essas imagens, fique ligado), inserir videos, códigos HTML, etc.

image

Aba página inicial, onde está disponível formatação de texto, criar novas páginas e etc.

image

Não vou entrar em detalhes de cada recurso da ribbon pois no videocast eu cito e demonstro alguns itens: http://technet.microsoft.com/pt-br/cloud/video/hh667291

O que é interessante no site público é que você não paga adicional para ter esse recurso e pode customizar de várias formas legais e usar isso muito bem, de forma que enriquece sua organização.

Exemplos de alguns que customizei para brincar:

image

image

image

image

As limitações que temos nas páginas padrões que não dá para editar via SPD e que pode ser resolvido se você criar outros sites abaixo desse e depois apontar o domínio para os subsites customizados. Pretendo fazer uma demo disso e postar no blog, enquanto isso fica a dica explorar o que você pode fazer com os recursos nativos.

Update 20/10/2012

Para abrir as possibilidades de branding no SharePoint Online – Site Público http://technet.microsoft.com/en-us/office365/hh700319

Abraços,

Sara Barbosa