Customizando Site Público –SharePoint Online – Parte 2


update 10/3/17: infelizmente a Microsoft descontinuou essa opção na versão 2013

Pessoal,

Continuando o post sobre site público no plano E3 do Office 365, vamos customizar e rever alguns detalhes que é possível fazer no site que será direcionado para web.

Depois de cria o site na central de administração você pode trocar o domínio, selecionado o site público desejado no nosso caso só teremos 1 para selecionar, note que ao selecionar aparece recursos na ribbon disponíveis para seleção:

image

Clique em “Domínios do site”, como foi escrito no post anterior caso tenha um domínio personalizado configurado esse será listado em nova url, selecione a nova url e clique em OK. Nesse momento a url anterior será excluida e seu site apontará para a nova escolhida, certifique que tudo esteja configurado perfeitamente nos registros DNS.

image

Ao acessar o endereço que foi definido para o seu site, você já encontra algumas páginas padrões, exemplo:

image

Para editar clique em logon de membros e acesse a parte administrativa do site, como é uma estrutura SharePoint depois de logado você estará com essas opções disponíveis:

image

Selecione uma das páginas e clique em editar na ribbon, automaticamente você estará visualizando os recursos SharePoint Web Designer, as páginas públicas configuradas não dão direito a edição da masterpage via SharePoint Designer, mas você pode fazer um procedimento alternativo para conseguir isso. Vou postar em outro post, foco hoje é customizar nativamente.

As opções de edição das páginas públicas estão localizadas na ribbon, semelhante ao que conhecemos no ‘paint’, isso mesmo e com a mesma facilidade.

3 abas estão disponíveis:

Aba Designer, para escolher esquema de cores, temas, hierarquia das páginas, título, imagens no cabeçalho, possibilidade de editar o CSS e etc:

image

Aba inserir, é possível inserir imagens para usar no site (lembrando o espaço que você destinou para o site será usado para armazenar essas imagens, fique ligado), inserir videos, códigos HTML, etc.

image

Aba página inicial, onde está disponível formatação de texto, criar novas páginas e etc.

image

Não vou entrar em detalhes de cada recurso da ribbon pois no videocast eu cito e demonstro alguns itens: http://technet.microsoft.com/pt-br/cloud/video/hh667291

O que é interessante no site público é que você não paga adicional para ter esse recurso e pode customizar de várias formas legais e usar isso muito bem, de forma que enriquece sua organização.

Exemplos de alguns que customizei para brincar:

image

image

image

image

As limitações que temos nas páginas padrões que não dá para editar via SPD e que pode ser resolvido se você criar outros sites abaixo desse e depois apontar o domínio para os subsites customizados. Pretendo fazer uma demo disso e postar no blog, enquanto isso fica a dica explorar o que você pode fazer com os recursos nativos.

Update 20/10/2012

Para abrir as possibilidades de branding no SharePoint Online – Site Público http://technet.microsoft.com/en-us/office365/hh700319

Abraços,

Sara Barbosa

12 thoughts on “Customizando Site Público –SharePoint Online – Parte 2

  1. Oi Sara,

    É possível incluir alguma lista apenas para visualização nesse tipo de site público?

    Obrigado,
    Rodrigo

  2. Oi Sara,

    Quais são as limitações deste tipo de site comparado com o Sharepoint normal

  3. Há a possibilidade de compartilhar meu site “Sharepoint Online” com todos os usuários da internet. Observação estou falando do Sharepoint Online NÃO do site público que vem com ele.

    Obrigado:)

  4. Sara,
    Criei um site público mas não consigo colocar o aplicativo WIKI, é possível colocar?

    Outra coisa, gostaria de criar um site de comunidade, aberto ao público. Existe essa possibilidade no sharepoint 2013 (online).

    1. via SharePoint Designer, você consegue criar um subsite e escolher o modelo dele. via navegador isso nao está disponivel. não testei com site wiki, mas podes tentar aí.

  5. Olá, Sara.
    Você tem ou indica algum tutorial para personalizar um site no SharePoint 2013 (de preferência em português), incluindo cadastros com layout totalmente customizado, não quero usar o padrão do SharePoint, queria “dar uma cara diferente” ao site.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s